Petrobras . Blog Fatos e Dados

home

Blog Fatos e Dados

home

Petrobras Distribuidora assina contrato para transporte dutoviário de etanol

14.Abr.2014

dutos.jpgA Petrobras Distribuidora assinou, em março, com a Logum Logística S.A., um contrato de transporte de etanol através do modal dutoviário. Projetado para ser construído em dez fases, o duto atravessará 45 municípios, ligando as principais regiões produtoras de etanol (85% da produção nacional) nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul, ao principal ponto de armazenamento e distribuição em Paulínia (SP).

Este será um "hub" (armazenamento principal) para distribuição para os demais mercados de São Paulo e Rio de Janeiro. A celebração deste contrato permite à Petrobras Distribuidora obter um diferencial competitivo face aos ganhos econômicos da modalidade dutoviária frente à rodoviária, bem como melhor posicionamento logístico na aquisição, coleta e distribuição do etanol em um mercado com expectativa de crescimento no médio e longo prazo.

Ver post completo

Petrobras Premmia supera 5 milhões de clientes

14.Abr.2014

logo-premmiaPrestes a completar dois anos de existência, em 22 de abril, o programa de fidelidade Petrobras Premmia acaba de superar os 5 milhões de consumidores cadastrados, com o crescimento de um terço apenas nos últimos oito meses. E novas ações deverão incrementar essa base: entre maio e junho está prevista uma reedição da campanha publicitária veiculada no fim de 2013, desta vez na TV aberta, e em agosto o site do programa poderá ser acessado de qualquer dispositivo móvel, como celulares e tablets, com maior disponibilidade e flexibilidade.

Ver post completo

Presidenta Dilma e Graça Foster participam de cerimônia de viagem inaugural do navio Dragão do Mar

14.Abr.2014

Nesta segunda-feira (14/4), a presidenta da República, Dilma Rousseff, e a nossa presidente, Graça Foster, participaram de cerimônia de viagem inaugural do navio Dragão do Mar e de batismo do navio Henrique Dias, respectivamente o terceiro e quarto navios do tipo Suezmax, produzidos para o Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef). O evento foi realizado no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Ipojuca (PE).

Ouça a fala da presidenta Dilma durante o evento

Ouça também discurso da presidente Graça Foster

Assista, abaixo, ao vídeo institucional sobre o petroleiro e a indústria naval:

O Dragão do Mar é a sétima embarcação encomendada a estaleiros nacionais pelo Promef a entrar em operação. O navio saiu do estaleiro com destino à Bacia de Campos, no litoral do Rio de Janeiro. De lá, depois de ser carregado com petróleo cru, seguirá para o Terminal Aquaviário de São Francisco do Sul (SC), onde o produto será descarregado. Com a viagem inaugural do navio, o Promef encerra o primeiro quadrimestre de 2014 com duas novas embarcações em operação – a primeira foi o navio José Alencar, cujas operações foram iniciadas em janeiro. No total, sete embarcações do Programa já entraram em operação. Atualmente, o Promef tem doze navios em construção, quatro deles já na fase de acabamentos.

O presidente da Transpetro, Sergio Machado, afirmou que a indústria naval brasileira entrou na fase da produção em série:

Ver post completo

Estudos viabilizam economia de cerca de US$ 300 milhões para projetos do pré-sal

14.Abr.2014

cidade-parati.jpgAtravés de uma metodologia que desenvolvemos, a interação entre a rocha reservatório do pré-sal e a água injetada para produção de petróleo pode ser modelada. Os resultados obtidos dessa modelagem mostraram que a água produzida nos campos da Bacia de Santos será menos corrosiva que o previsto anteriormente. Com isso, foi possível selecionar aço menos nobre para a construção dos próximos poços não-injetores do pré-sal. Estima-se, assim, ser possível obter uma economia de cerca de US$ 300 milhões para os projetos de desenvolvimento do pré-sal.

O aço anteriormente selecionado – o superduplex - tem custo elevado, número limitado de fornecedores (todos estrangeiros), e longo prazo de fornecimento (cerca de dois anos). A sua substituição por um aço menos “nobre” permitirá, além da redução de custos, menor prazo de fornecimento e aumento do conteúdo local.

Ver post completo

Destaques Internacionais – 14/04/2014

14.Abr.2014

Leia as principais notícias internacionais que repercutiram no fim de semana.

Ver post completo

Documentos entregues à PF: carta ao jornal O Estado de S. Paulo

13.Abr.2014

Leia a carta que enviamos neste sábado (12/4) ao jornal O Estado de S. Paulo:

"Em relação à matéria "Governo age para evitar danos da operação" (confira a versão online), publicada hoje (12/4), no jornal O Estado de S. Paulo, a Petrobras nega com veemência a informação de que teria havido resistência por parte da presidente da companhia em repassar dados à Polícia Federal. Conforme notas oficiais divulgadas ontem pela Petrobras e pela própria Polícia Federal, a presidente da companhia, Maria das Graças Silva Foster, recebeu e cumpriu imediatamente a Ordem Judicial. A Petrobras ressalta que tomou todas as providências para colaborar com a apresentaçao da documentação e por isso não houve necessidade de cumprimento do mandado de busca e apreensão."

Leia também: Não houve busca e apreensão em nosso Edifício Sede .

Ver post completo

Petrobras Distribuidora debate violência contra a mulher em postos do Espírito Santo e Alagoas

13.Abr.2014

onibus-capacidadew.jpgO combate à violência contra a mulher foi o tema de ações de responsabilidade social desenvolvidas pela Petrobras Distribuidora na rede de postos com sua bandeira e em comunidades no Espírito Santo e Alagoas, desde março. A partir das comemorações pelo Dia da Mulher (08/03), e em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), nossa subsidiária promoveu eventos utilizando as Unidades Móveis de Treinamento do programa Capacidade Máxima.

Esses estados foram escolhidos por deter, segundo a própria SPM, o dois primeiros postos no país em número de homicídios de mulheres. No dia 21 de março, evento realizado em Maceió (AL) reuniu integrantes do projeto “Mulheres na Comunidade”, uma iniciativa da Superintendência de Promoção dos Direitos e de Política para a Mulher, da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos e do Governo de Alagoas. No dia 17, o posto Caravelas, em Anchieta (ES), já tinha abrigado outra ação, com apoio do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) e do grupo pedagógico da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Ver post completo

Conheça as tecnologias de ponta que aceleram nossa produção

12.Abr.2014

tecnologias-presal.jpgEm março, a média mensal de produção no pré-sal atingiu o recorde de 387 mil barris de petróleo por dia. Para tanto, não paramos de superar desafios. A tecnologia desenvolvida para extração de petróleo em grandes profundidades, de tão complexa, é frequentemente comparada à que se busca para explorar o espaço sideral.

O petróleo que extraímos na camada pré-sal está a até 7 mil metros de profundidade. Isso significa que, depois de superar 2 mil metros de água, é necessário perfurar outros 5 mil metros, sendo até 2 mil destes na camada de sal, para só então chegar aos reservatórios. É como atravessar, com brocas, o equivalente à altura de 12 morros do Pão de Açúcar empilhados.

Brocas de diamante artificial, sistemas inéditos de reinjeção de gás carbônico e aço especial altamente resistente à corrosão são alguns dos aliados que desenvolvemos junto com parceiros para produzir petróleo no pré-sal.

Ver post completo

Petrobras Biocombustível amplia produção de biodiesel com óleo reciclado

12.Abr.2014

oleo-cozinha-biocombA Petrobras Biocombustível ampliará o uso de Óleos e Gorduras Residuais (OGR), o óleo de cozinha usado, na produção do biodiesel em 2014. Até março deste ano, foram processadas 701 toneladas de OGR em suas usinas próprias de biodiesel. O uso dessa matéria-prima nos garante produção sustentável a preços competitivos, além de importantes benefícios ambientais e sociais.

Para ampliar o uso dessa fonte de suprimento ao longo do ano, estruturamos o Programa Cuidar, que tem promovido o aumento da coleta e do beneficiamento de OGR por meio de parceria com cooperativas, associações e entidades de catadores na Bahia e no Ceará, estados onde estão localizadas duas das três usinas próprias de biodiesel.

Ver post completo

Venda de Participação na UTE Norte Fluminense

11.Abr.2014

EletricidadeLeia comunicado que divulgamos, nesta sexta-feira (11/4), sobre a venda de participação na UTE Norte Fluminense:

A Petrobras informa que assinou com o Grupo Électricité de France (EDF) contrato para a venda de sua participação acionária de 10% na Usina Termelétrica Norte Fluminense (NTF).

A UTE Norte Fluminense é uma térmica de ciclo combinado que utiliza o gás natural produzido na Bacia de Campos como combustível e opera com três turbinas a gás e uma a vapor. A usina tem 869 MW de capacidade instalada. A Petrobras vai continuar a fornecer gás natural para a NTF.

Ver post completo