Petrobras . Blog Fatos e Dados

home

Blog Fatos e Dados

home

Iniciamos procedimentos para dar acesso a outras empresas a nossas plantas de processamento de gás natural

27.mai.2020

Iniciamos procedimentos para dar acesso aos demais produtores de gás natural no Brasil às nossas unidades de processamento do insumo. De acordo com o modelo em implantação, a companhia passará a atuar processadora de gás natural fornecido por outros agentes. Com a medida, reafirmamos nosso  comprometimento em contribuir para o desenvolvimento de um mercado de gás aberto, competitivo e sustentável no país.

Estamos informando os potenciais interessados sobre nossas unidades de processamento de gás, o modelo de negócio a ser adotado e os procedimentos de oferta e contratação. A capacidade de processamento de gás natural será ofertada em duas etapas: oferta de capacidade aos agentes que possuem direitos sobre a produção de gás natural provenientes de campos em produção, de forma a garantir a continuidade da produção de óleo e gás do país (1ª etapa, já em curso); e oferta da capacidade de processamento disponível (após negociações da 1ª etapa) aos demais agentes interessados (2ª etapa, que será realizada anualmente).

Atualmente, compramos os volumes de gás natural dos demais produtores, onshore e offshore, no Brasil, processa nas nossas unidades, contratamos o transporte por meio de dutos e revendemos o gás natural às distribuidoras estaduais de gás natural. Quando o novo modelo for implementado, os produtores de gás natural não precisarão, necessariamente, vender o gás para a Petrobras. Os produtores poderão contratar parte da nossa capacidade de processamento e continuarão sendo proprietários do gás produzido e de todos os seus derivados, possibilitando que negociem diretamente seus produtos com o mercado.

Plantas de processamento de gás

As unidades de processamento de gás natural são plantas industriais em que há a separação das frações de hidrocarbonetos existentes no gás, dando origem a diversos produtos, entre eles o gás natural, dentro das especificações próprias para consumo.

Veja mais informações sobre as plantas de processamento de gás natural e a contratação de capacidade.