Petrobras . Blog Fatos e Dados

home

Blog Fatos e Dados

home

Nosso trabalho de fortalecimento da cultura de compliance no Brasil recebe mais um reconhecimento do mercado

30.jul.2020

Ao longo dos anos, estamos desenvolvendo um sistema robusto de governança e conformidade, com o objetivo de nos tornarmos uma empresa referência em ética, integridade e transparência. Agora, recebemos mais um reconhecimento do mercado. Nosso diretor de Governança e Conformidade, Marcelo Zenkner, foi eleito o segundo executivo de Compliance Mais Admirado do país, de acordo com pesquisa inédita feita pelo anuário Análise Executivos Jurídicos e Financeiros. Os profissionais foram escolhidos por executivos de grandes empresas. Ao todo, foram indicados 830 nomes. A executiva da Latam Airlines, Rogéria Gieremek, ficou em primeiro lugar e Reynaldo Goto, da BRF, em terceiro.

“Todos os avanços alcançados são consequência de muita dedicação, comprometimento e superação de cada um dos profissionais da Petrobras, que não mediram esforços para chegar a um elevado nível de excelência em nosso sistema de integridade. Fico feliz ao perceber que, juntos e unidos, conseguimos virar uma página triste da história da empresa e hoje somos referência em diversas políticas, estratégias e ferramentas de compliance. Divido essa conquista, por isso, com o fantástico time da Diretoria de Governança e Conformidade e da Petrobras”, destacou Marcelo Zenkner.

Algumas de nossas ações

Desde 2015, implantamos uma série de medidas, como o Due Diligence de Integridade (DDI). Por meio do DDI, antes de assinar um contrato, realizamos uma avaliação rigorosa de integridade com o fornecedor, parceiro, cliente, entidade patrocinada ou com a qual venha a ter convênio. Também criamos um canal de denúncia externo e independente com mecanismos de segurança para garantir o anonimato e a não retaliação do denunciante, que pode acompanhar o andamento de sua denúncia. Passamos ainda a aplicar o Background Check de Integridade (BCI) que se trata da checagem de integridade de todos os gestores, gerentes setoriais, coordenadores, consultores e empregados que atuam em processos críticos. E também oferecemos aos empregados treinamentos sobre legislação anticorrupção, política e programa de compliance, regime disciplinar, conflito de interesses, entre outros temas.

“Estamos contribuindo para aprimorar o ambiente negocial brasileiro com a inserção do que há de mais moderno em termos de integridade e transparência empresarial", complementou o diretor.
Em novembro do ano passado, pelo seu trabalho na Petrobras, Marcelo Zenkner também foi eleito um dos 20 profissionais do segmento empresarial mais admirados na área de compliance do Brasil, pela pesquisa publicada no anuário Compliance On Top 2019.

Postado em: [Institucional]