Marcou a retomada do cinema nacional. Com direção de Carla Camurati, teve mais de 1 milhão de espectadores e iniciou a parceria da Petrobras com o setor em 1995.
Ainda em 1995, nosso cinema concorreu a maior premiação internacional. O filme de Fabio Barreto também está no panteão da retomada de nosso cinema.
O diretor Hector Babenco deu vida à obra de Drauzio Varella, neste, considerado pela Associação Brasileira de Cinema um dos 100 filmes mais importantes da história do país.
E o que falar de Cidade de Deus? O filme de Fernando Meirelles está presente em várias listas de melhores filmes da história.
Esta animação de Alê Abreu conquistou o mundo com seu jeito sensível de olhar para o que nos cerca. Acreditamos em live action e também em animação.
Também temos queridinhos de Cannes. Kleber Mendonça nos trouxe Aquarius, mas não parou por aí.
Em 2019, Bacurau foi um dos mais festejados no importante festival do cinema mundial. E, de novo, com a talentosíssima Sônia Braga. Agradecemos.
Começamos nossa parceria com uma diretora e sempre acreditamos no talento das mulheres cineastas. Laís Bodanzky é um ótimo exemplo.
Também o gênero documental tem nosso apoio. Leandra Leal e as Divinas Divas dão glamour a esta lista. A diversidade e representatividade cultural é um dos nossos critérios de apoio.
Parceria que segue a trajetória de quem faz cinema no Brasil. Fernanda Torres brilha em O que é isso, Companheiro? (1997) e Saneamento Básico, o Filme (2007).
Entre os mais recentes, Malês, de 2024, dirigido por Antônio Pitanga. com um tema relevante para nossa história. Apoiamos a cultura e, assim, contamos a história de todos nós.
Você já deve saber, essa é apenas uma amostra do patrocínio cultural da Petrobras.
Afinal, são 30 anos de uma parceria que dura até hoje. Não cabe em uma lista só.