Link de exemplo
Ícone do botão Button Label
Ícone de carregamento

Nossas atitudes refletem o compromisso com o planeta

Nossos cenários indicam que haverá uma demanda global persistente por petróleo nas próximas décadas — ainda que em volumes decrescentes. Diante disso, considerar as mudanças climáticas em nossas decisões é um requisito ético, incluído em nossas políticas de segurança, meio ambiente e saúde e de responsabilidade social.

Nesse sentido, é nossa prioridade viabilizar soluções em novas energias e descarbonização em busca de uma transição energética justa, reduzindo as emissões, promovendo a inclusão e o desenvolvimento social. Confira algumas de nossas ações:
 
  • Acompanhamos as emissões absolutas de gases do efeito estufa (GEE) e a intensidade de emissões de nossas atividades e da cadeia de valor de nossos produtos.
  • Mantemos equipes dedicadas aos temas de emissões, meio ambiente e mudanças climáticas há mais de 20 anos e inventariamos todos os ativos sob controle operacional.
  • Contamos com um sistema de gestão de emissões proprietário com cerca de 10 mil fontes alimentadas no sistema, o SIGEA® (Sistema de Gestão de Emissões Atmosféricas da Petrobras), que contém módulos de dados incluindo nosso inventário de emissões.
  • Nosso inventário é publicado voluntariamente desde 2002 e verificado por terceira parte anualmente, representando nosso pioneirismo na gestão de gases de efeito estufa (GEE).
  • Somos também membros-fundadores do Programa Brasileiro GHG Protocol e publicamos nosso inventário em seu Registro Público de Emissões — somos atualmente classificados como Selo Ouro, um padrão de excelência em qualidade e disponibilidade dos dados.
Reduzimos nossas emissões operacionais absolutas de gases do efeito estufa em 41% e as emissões em metano no upstream em 68%, no período entre 2015 e 2023. E seguimos na trajetória rumo à neutralidade das emissões operacionais até 2050.
Estas ações fazem parte de uma trajetória rumo à neutralidade das emissões operacionais a longo prazo.

Nossos pilares para gestão de carbono e mudança do clima

Diante dos nossos cenários e estratégia, nossas ações relacionadas à gestão de carbono e às mudanças climáticas estão sustentadas em três principais pilares.

Transparência, Gestão de Carbono e Transição Justa

Buscamos manter nossas operações com uma trajetória decrescente de emissões e com intensidade em carbono menor do que as principais empresas do setor, resguardando a competitividade de nossos óleos nos mercados mundiais em um cenário de desaceleração e posterior retração da demanda.
Dots icone

Competitividade de Óleo e Gás (O&G)

Buscamos manter nossas operações com uma trajetória decrescente de emissões e com intensidade em carbono menor do que as principais empresas do setor, resguardando a competitividade de nossos óleos nos mercados mundiais em um cenário de desaceleração e posterior retração da demanda.
Dots icone

Negócio em Baixo Carbono e Escopo 3

Nossa estratégia prevê a diversificação de nosso portfólio como alavanca de descarbonização e de geração de valor frente à transição, através de iniciativas rentáveis que utilizam nossa capacidade tecnológica e de gestão de projetos como diferenciais para explorar as vantagens competitivas regionais do Brasil.

Compromissos para reduzir a pegada de carbono

Em 2021, assumimos a ambição de zerar nossas emissões líquidas operacionais de GEE em prazo compatível com o Acordo de Paris, além de influenciar parceiros a atingir a mesma ambição em ativos não operados. Nossos compromissos envolvem tanto a atuação em ativos existentes quanto a concepção de novos projetos.

Nossos seis compromissos para reduzir a pegada de carbono, com foco em mitigar as mudanças climáticas, cobrem 100% das emissões sob nosso controle operacional (Escopos 1 e 2), trazendo metas para 2025 e 2030. Conheça mais sobre cada um de nossos compromissos.
1. Redução de emissões absolutas operacionais
Nossa meta é reduzir em 30% as emissões absolutas operacionais até 2030, em relação a 2015, e alcançar a neutralidade das emissões líquidas (net zero) até 2050. Ela já considera o aumento de produção esperado para o período e é apoiada por um conjunto de ações sistêmicas a serem implementadas nos próximos anos.

Essa meta engloba 100% dos ativos operados em todos os nossos negócios, incluindo geração de energia, para todos os gases de efeito estufa. É uma contribuição material relevante, de curto e médio prazo, para o enfrentamento à mudança do clima. Acompanhamos também as emissões operacionais somente de nossas atividades de óleo e gás, cujo cálculo das emissões operacionais não inclui as emissões oriundas de nossa atuação no mercado de termeletricidade.

Incluindo a termeletricidade, nossas emissões em 2023 foram 41% menores do que em 2015. Sem a inclusão da termeletricidade, nossas emissões foram 24% menores do que em 2015.
2.  Mais eficiência e menos emissões na Exploração e Produção (E&P)
Nosso compromisso é buscar a continuidade na melhoria da eficiência em carbono de nossas atividades de E&P, com a meta de atingir 15 kgCO2 e/boe em 2025, mantidos até 2030. E já estamos dentro desta meta.

Nossa emissão por barril caiu mais do que a metade desde 2009, sendo de 14,2 kgCO2 e/boe em 2023. Nos campos de pré-sal de Tupi e Búzios, os números foram ainda menores: esses campos foram responsáveis por 50% da nossa produção, com desempenho de 9,9 kg em Tupi e de 10,2kg em Búzios.
3. Mais eficiência no Refino
No segmento de Refino, estabelecemos a meta de atingir a intensidade de emissões de GEE de 36 kg CO2 e/CWT até 2025, e de 30 kg CO2 e/CWT até 2030. Entre 2015 e 2023, essa intensidade já reduziu cerca de 14%!
4. Zero Routine Flaring
Em 2018, divulgamos nosso suporte à iniciativa Zero Routine Flaring by 2030 do Banco Mundial, sendo o atendimento a seus critérios considerado como um de nossos Compromissos de Sustentabilidade. 

Todos os nossos novos projetos adotam conceitos de zero flare de rotina, e já temos um alto índice de aproveitamento médio de gás produzido: em 2023, o valor foi de 97,6%!
5. Menos emissões e mais eficiência em metano
Nossas metas de intensidade de carbono dos segmentos incorporam os distintos gases de efeito estufa, inclusive metano. Por o metano ter potencial de aquecimento muito elevado no curto prazo, acompanhamos esse gás com métrica específica.

Nesse contexto, assumimos o compromisso de reduzir 62% da intensidade de emissões de metano no segmento upstream até 2025 e 70% até 2030, em comparação ao ano de 2015. Na prática, nossa meta é atingir 0,25 tCH4/mil tHC até 2025 e 0,20 tCH4/mil tHC até 2030.

O compromisso, anteriormente de 40%, foi revisado em nosso Plano Estratégico 2023-2027. Agora, a meta foi novamente revisitada no mais recente Plano Estratégico da companhia, para o período 2024-2028+, buscando metas mais desafiadoras.
6. Reinjeção de CO2
Como um de nossos Compromissos, projetamos alcançar um total acumulado de reinjeção de 80 milhões de toneladas de CO2 até 2025, o que contribuirá para a evolução tecnológica, redução de custos e demonstração da segurança da tecnologia de CCUS para aplicação na indústria de óleo e gás e em outros setores.

Nosso programa de reinjeção de CO2 offshore é considerado o maior do mundo (Global Status of CCUS 2022), em relação à capacidade anual, e tem nos permitido aumentar a eficiência da produção e simultaneamente reduzir as emissões por barril. Somente em 2023, batemos um novo recorde mundial ao reinjetar 13 milhões de toneladas de CO2 nos reservatórios.

Desde o início do projeto CCUS, que começou como um piloto no campo de Tupi, já reinjetamos 53,7 milhões de toneladas de CO2 nos reservatórios de pré-sal.

Buscamos uma transição energética justa para o meio ambiente e também para as pessoas

O petróleo segue com papel relevante na matriz energética mundial, mas o avanço dos combustíveis e fontes renováveis é um caminho importante e necessário. Diante disso, implementamos iniciativas e estratégias para conciliar o foco atual em petróleo e gás com a busca pela diversificação de portfólio em negócios de baixo carbono. Descubra como estamos fazendo isso.

Faça uma busca:

Buscar

Sugestões de busca

Link do botão
Ícone do botão Exibir mais resultados
Ícone de carregamento

Mais pesquisados

Preço dos combustíveis

Pré-Sal

Time Petrobras





Canais

Idioma

Acessibilidade

Idioma:

Selecione um idioma:

Er trad een fout op tijdens de verwerking van de sjabloon.
The following has evaluated to null or missing:
==> selectedLang  [in template "20099#20135#8170390" at line 27, column 37]

----
Tip: If the failing expression is known to legally refer to something that's sometimes null or missing, either specify a default value like myOptionalVar!myDefault, or use <#if myOptionalVar??>when-present<#else>when-missing</#if>. (These only cover the last step of the expression; to cover the whole expression, use parenthesis: (myOptionalVar.foo)!myDefault, (myOptionalVar.foo)??
----

----
FTL stack trace ("~" means nesting-related):
	- Failed at: ${selectedLang}  [in template "20099#20135#8170390" at line 27, column 35]
----
1<#-- Conteúdo Web -> Templates: Site de Crise - Funções gerais--> 
2<#include "${templatesPath}/1975398" /> 
3 
4<#if entries?has_content> 
5    <#assign languageList = []/> 
6     <#list entries as curLanguage> 
7        <#assign currURL = currentURL> 
8        <#assign currLangId = curLanguage.languageId/> 
9        <#assign currLangName = curLanguage.shortDisplayName/> 
10        <#if !curLanguage.selected> 
11            <#assign languageList += [{"url":curLanguage.getURL(), "languageId":currLangId , "name":currLangName,"selected":false}]/> 
12 
13        <#else> 
14            <#assign languageList += [{"url":"", "languageId":currLangId, "name":currLangName, "selected":true} ]/> 
15            <#assign selectedLang = currLangId /> 
16        </#if> 
17    </#list> 
18</#if> 
19 
20<script> 
21    <#assign languageConfig = "language_" + randomNumber(1000)> 
22	<#assign languageListJson = "languageListJson_" + randomNumber(1000)> 
23	<#assign currentSelectedLang = "currentSelectedLang_" + randomNumber(1000)> 
24 
25    
26    let ${languageListJson} = ${jsonFactoryUtil.looseSerializeDeep(languageList)};  
27    let ${currentSelectedLang} = "${selectedLang}"; 
28 
29    function getURLforLangChange(languageName) { 
30        let result = ""; 
31            if (languageName != null) { 
32                for (let i = 0; i < ${languageListJson}.length; i++) { 
33                    if (${languageListJson}[i].name.toLowerCase() == languageName.toLowerCase()) { 
34                        result = ${languageListJson}[i].url; 
35
36
37
38            return result; 
39
40		 
41   
42 
43    function getURLforLangChangeById(languageId) { 
44            let result = ""; 
45			 
46			function setCookie(cname, cvalue, exdays) { 
47                const d = new Date(); 
48                d.setTime(d.getTime() + (exdays*24*60*60*1000)); 
49                let expires = "expires="+ d.toUTCString(); 
50                document.cookie = cname + "=" + cvalue + ";" + expires + ";path=/"; 
51				//console.log("Set-Cookie:"+cname + "=" + cvalue + ";" + expires + ";path=/"); 
52            }	 
53			 
54			 
55            if (languageId != null) {										 
56					for (let i = 0; i < ${languageListJson}.length; i++) { 
57						if (${languageListJson}[i].languageId.toLowerCase() == languageId.toLowerCase()) { 
58							result = ${languageListJson}[i].url; 
59
60
61					 
62					if (languageId == "en_US") { 
63                        if (result) { 	 
64                            var newResult = "";   
65							var currentLocation = location.pathname.replace("/pt/","/"); 
66							var pathName = '/en'+currentLocation;				 
67					        var pathNameEncoded = encodeURIComponent(pathName); 
68							var splitParams = new URLSearchParams(result); 
69							let i=0; 
70							for (let pair of splitParams.entries()) { 
71								if (i>0) newResult += '&'; 								  									 
72								if (pair[0]== 'redirect'){ 
73									newResult += pair[0]+'='+pathNameEncoded; 
74								} else { 
75									newResult += pair[0]+'='+pair[1]; 
76								}	 
77								i++; 
78
79							setCookie("GUEST_LANGUAGE_ID",languageId,365); 
80							result = pathName; 						 
81
82
83			}				 
84            return result; 
85
86 
87 
88    function goToURLIng() { 
89		// console.log("goToURLIng"); 
90         window.location.href = getURLforLangChangeById('en_US'); 
91
92 
93    function goToURLPort() { 
94		//console.log("goToURLPort"); 
95        window.location.href = getURLforLangChangeById('pt_BR'); 
96
97 
98 
99 function ${languageConfig}() { 
100	  
101    AUI().ready(function () { 
102		 
103		const languageToggleInput = document.querySelector('#language-toggle'); 
104 
105        const defineLanguage = () => { 
106            if (themeDisplay.getLanguageId() === 'en_US') { 
107			    if (languageToggleInput){ 
108					languageToggleInput.checked = true; 
109
110
111        }	 
112		 
113		 
114		 
115        setTimeout(function () { 
116			//console.log("Setting button behavior"); 
117            //const languages = document.querySelectorAll("div.petro-pt-en > div.switch > span, div.switch-fill > span.pt, div.switch-fill > span.en"); 
118			const languages = document.querySelectorAll("div.switch-fill > span.pt, div.switch-fill > span.en"); 
119            //const input = document.querySelector("div.petro-pt-en > div.switch > input, div.switch-fill > span.pt, div.switch-fill > span.en"); 
120			const inputBR = document.querySelector("div.switch-fill > span.pt"); 
121			const inputEN = document.querySelector("div.switch-fill > span.en"); 
122 
123            if (${currentSelectedLang} == 'pt_BR') { 
124                languages.forEach(function (language) { 
125                    if (language.innerText == 'EN' || language.innerText == 'Inglês' || language.innerText == 'English' ) { 
126					        if (inputEN){ 
127							//console.log("Inglês "+inputEN.innerText);  
128							inputEN.addEventListener("click", function (){ 
129								//console.log("acionado");     
130								window.location.href = getURLforLangChangeById('en_US'); 
131							}); 
132							}					   	 
133
134                }); 
135
136 
137            if (${currentSelectedLang} == 'en_US') { 
138                languages.forEach(function (language) { 
139                    if (language.innerText == 'PT' || language.innerText == 'Português' || language.innerText == 'Portuguese'  ) { 
140					    if (inputBR){						 
141						//console.log("Português "+inputBR.innerText);  
142                        inputBR.addEventListener("click", function(){ 
143						    //console.log("acionado");     
144                            window.location.href = getURLforLangChangeById('pt_BR'); 
145                        });						 
146						}					 
147
148                }); 
149
150            defineLanguage() 
151 
152        }, 500); 
153    }); 
154 
155 
156
157 
158    ${languageConfig}(); 
159 
160</script> 
161<noscript>Seu navegador não suporta Scripts.</noscript> 

Acessibilidade

Alto-Contraste

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Escolha um Canal: