Link do botão
Ícone do botão Button Label
Ícone de carregamento

Programa de captura de carbono (CCUS) da Petrobras é o maior do mundo em volume

Saiba o que é CCUS e descubra tudo sobre o maior programa de captura, uso e armazenamento de CO2 do mundo, mantido pela Petrobras.

Atualizado em 02/04/2024

Postado em 22/12/2023

Texto copiado!

Nosso programa de captura, uso e armazenamento de CO2 vem aumentando a cada ano o volume reinjetado e é referência mundial no uso de tecnologias em direção a um futuro de baixo carbono.

Em seu relatório “Net Zero by 2050”, lançado em 2021, a Agência Internacional de Energia (AIE) destacou que a captura de carbono (CCUS) é um dos principais viabilizadores para zerar as emissões líquidas de carbono até 2050. 

Mas, afinal de contas, o que é CCUS? E como isso funciona? Confira agora!

O que significa a sigla CCUS?

CCUS é uma sigla para Carbon Capture, Utilization and Storage. Ou seja: captura, uso e armazenamento de carbono.

Para que serve o CCUS?

O gás dos campos do pré-sal contém gás natural e também CO2 na sua composição. A tecnologia de CCUS engloba a separação de ambos e a posterior reinjeção do gás de volta ao reservatório de onde saiu, onde fica armazenado.

A reinjeção foi uma solução encontrada pela companhia para atender ao compromisso de não ventilar para a atmosfera o CO2 que está presente no gás natural. Trata-se de uma das iniciativas que permitem à empresa produzir petróleo com baixa emissão de carbono nos campos do pré-sal.

Como conseguimos capturar e armazenar carbono?

A captura de carbono é feita a partir da separação do gás natural e o CO2 na plataforma. A reinjeção do CO2 no reservatório é feita com uso de tecnologia de injeção alternada de água e gás (Water Alternating Gas - WAG), ajudando a manter a pressão interna e melhorando a recuperação de petróleo. 

A solução desenvolvida pela Petrobras é pioneira pois, ao mesmo tempo em que evita emissões, também aumenta a eficiência da produção. Isso acontece porque a reinjeção de CO2 ajuda a manter a pressão interna nos reservatórios e, com isso, promove um aumento na quantidade de óleo que pode ser extraído (a chamada Recuperação Avançada de Petróleo, ou Enhanced Oil Recovery - EOR). 

Atualmente, a Petrobras trabalha no desenvolvimento de novas tecnologias sustentáveis e de captura de carbono visando à redução do tamanho e peso das unidades de processamento nas plataformas, além da redução dos custos para as operações.

Um exemplo é a tecnologia patenteada pela Petrobras de separação em alta pressão (High Pressure Separation - HISEP). Com ela, o gás que sai do reservatório já é separado e reinjetado a partir de um sistema localizado no fundo do mar. Com isso, a produção do campo é ampliada e é possível alcançar uma menor emissão de gases de efeito estufa para cada barril de óleo produzido.

Qual é a escala atual de captura e armazenamento de petróleo da Petrobras?

O programa de captura, uso e armazenamento geológico de CO2 (Carbon Capture, Utilization and Storage - CCUS) desenvolvido pela Petrobras nos campos do pré-sal é o maior do mundo em operação, em volume reinjetado anualmente, e também é o pioneiro em águas ultraprofundas.

A Petrobras vem aumentando, a cada ano, o volume de CO2 reinjetado em reservatórios. Em 2022, batemos o recorde mundial de CCUS, de acordo com o Global CCS Institute, alcançando a marca de 10,6 milhões de toneladas reinjetadas — isso equivale a 5,8 bilhões de m³ de CO2, o que é cerca de 25% de todo o volume reinjetado pela indústria global. 

Este resultado é fruto do desenvolvimento de um conjunto de inovações da Petrobras, desde tecnologias de captura até modelos matemáticos avançados.

Há quanto tempo a Petrobras faz captura de carbono?

A primeira implantação foi feita em 2008 e, até 2022, a Petrobras já havia reinjetado um total de 40,8 milhões de toneladas de CO2 nos reservatórios. O resultado está em linha com nossos Compromissos do Clima, que incluem a meta de atingir o volume acumulado de 80 milhões de toneladas de CO2 reinjetadas até 2025.

Gráfico mostra o resultado do programa de captura de carbono (CCUS) desde a sua implementação.
Em 15 anos, nossa reinjeção acumulada de CO2 passou de 2,9 milhões de toneladas para 80 milhões!

Em 2015, nosso pioneirismo em CCUS foi reconhecido mundialmente com o OTC Distinguished Achievement Awards.  

Atualmente, todas as nossas 21 plataformas que produzem no pré-sal da Bacia de Santos incorporam a tecnologia de CCUS associada à recuperação avançada de petróleo. A experiência em campo e as iniciativas de pesquisa contribuirão ainda para a evolução tecnológica e redução de custos, capacitando a empresa a avaliar e desenvolver novas oportunidades associadas à CCUS. 
 

"Os petróleos não são todos iguais. O petróleo que produzimos nos campos do pré-sal (notadamente Tupi e Búzios) está entre aqueles com menor emissão operacional do mundo. Consumir petróleo produzido com menor emissão é uma contribuição imediata e relevante para a redução das emissões mundiais. Nos últimos 12 anos, conseguimos reduzir praticamente à metade a emissão por cada barril de petróleo produzido e nossa ambição é atingir a neutralidade em carbono. O domínio da tecnologia de CCUS-EOR é uma alavanca para reduzir as emissões de vários setores e um elemento de competitividade para a Petrobras."
Viviana Coelho, gerente executiva de Mudanças Climáticas e Descarbonização da Petrobras

Quais são as outras iniciativas da Petrobras para descarbonizar suas operações

A reinjeção de CO2, em campos de produção, associada à tecnologia EOR, de recuperação avançada de petróleo, continuará tendo papel relevante na trajetória de redução da intensidade de emissão de gases de efeito estufa na produção de óleo e gás. 

Mas essa é apenas uma das diversas tecnologias e iniciativas sustentáveis que a Petrobras está investindo para neutralizar suas emissões de carbono e liderar a transição energética no país. Para se ter uma ideia, o nosso óleo produzido na camada do pré-sal já tem emissão de CO2 até 70% menor do que a média mundial! Quer descobrir como estamos transformando nossa energia? 

Conheça mais tecnologias e iniciativas sustentáveis da Petrobras.

 

Texto copiado!
Notas
;

Leia também

Link da Notícia Você sabe o que é descarbonização da economia? Descubra tudo agora!
Fotogria de autoestradas repletas de automóveis, em frente a uma grande cidade.
Transição Energética
Você sabe o que é descarbonização da economia? Descubra tudo agora!
Artigo
9 min
Link da Notícia Tudo sobre Transição Energética: o que é, qual a importância
Aerogerados no nascer ou por do sol, com céu azul. A imagem tem a frase Transição Energética: Tudo que você precisa saber sobrescrita.
Transição Energética
Tudo sobre Transição Energética: o que é, qual a importância
Artigo
8 min
Link da Notícia Descarbonização e produtos de baixo carbono: dois caminhos para uma transição energética
Homem com uniforme da Petrobras olha atentamente para algo fora do campo de visão da imagem. Ele segura um celular. Ao lado dele, está escrito
Transição Energética
Descarbonização e produtos de baixo carbono: dois caminhos para uma transição energética
Artigo
7 min
Link da Notícia Consumo consciente na prática: o que é e como aplicar
Fotografia dentro de um carro, mostrando uma mulher sorrindo enquanto dirige. Ao lado dela está o texto “Dicas de consumo consciente”.
Transição Energética
Consumo consciente na prática: o que é e como aplicar
Artigo
Link da Notícia Transição energética justa: entenda os caminhos que movem a Petrobras!
Três colaboradores da Petrobras discutindo sobre Transição Energética
Transição Energética
Transição energética justa: entenda os caminhos que movem a Petrobras!
Artigo
6 min
Link da Notícia Podcast Nossa Energia com temas sobre transição energética e descarbonização
YouTube Thumbnail
Transição Energética
Podcast Nossa Energia com temas sobre transição energética e descarbonização
Artigo
2 min
Link da Notícia Um Brasil de Energia - caminhos para uma transição energética justa.
Transição Energética
Um Brasil de Energia - caminhos para uma transição energética justa.
Artigo
5 min
Link da Notícia Liderança na transição energética justa
Desenho que representa energia eólica offshore.
Transição Energética
Liderança na transição energética justa
Artigo
7 min




Canais

Acessibilidade

Faça uma busca:

Buscar

Sugestões de busca

Link de exemplo
Ícone do botão /documents/d/nossa-energia/chevronright-svg?download=true Exibir mais resultados
Ícone de carregamento

Mais pesquisados

Preço dos combustíveis

Pré-Sal

Time Petrobras

Escolha um Canal:

Acessibilidade

Alto-Contraste

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Idioma:

Selecione um idioma: