Link de exemplo
Ícone do botão Button Label
Ícone de carregamento

Novas Fronteiras de Exploração

Trabalhamos sempre para atender a demanda de energia, desenvolver a produção e expandir nossos horizontes.


Localizada no Norte do país, entre os estados do Amapá e Rio Grande do Norte, a Margem Equatorial apresenta um importante potencial petrolífero e conta com uma série de oportunidades para melhorar a vida de milhares de brasileiros. Existe a possibilidade de gerar empregos, aumentar a arrecadação e participar de um desenvolvimento regional e nacional.

mapa da margem equatorial com marcação dos blcos

E para atuar nesta região, nada melhor do que ter uma empresa brasileira, referência mundial em exploração em águas profundas e ultraprofundas. Os nossos projetos para a área aproveitam toda a experiência bem-sucedida em diversas bacias sedimentares do Brasil, como as de Campos e Sergipe-Alagoas, bem como o pré-sal. A Petrobras já perfurou mais de 700 poços na Margem Equatorial e tem como valor garantir uma atuação segura e responsável. Seguimos os mais rigorosos padrões operacionais, técnicos e de segurança buscando suprir a demanda energética da sociedade brasileira.

Por que a Margem Equatorial?

Esta região possui um potencial petrolífero relevante, ainda mais se formos considerar as descobertas recentes feitas por outras em regiões próximas a essa fronteira (Guiana, Guiana Francesa e Suriname).

Pelas características do óleo e pela estimativa dos volumes existentes, a Margem Equatorial desperta interesse não só da indústria brasileira, como também do mercado internacional de petróleo e gás, que identifica oportunidades promissoras na região que precisam ser desenvolvidas.

O nosso Plano Estratégico (2024-2028) prevê um investimento de US$ 3,1 bi nessa região nos próximos cinco anos e a perfuração de 16 poços. Isso nos permitirá contribuir com o atendimento à demanda crescente por energia a partir de uma produção realizada com investimentos tecnológicos que garantem segurança operacional e cuidado ambiental.
 

Investimentos até 2028:

Imagem do Card

Soluções Tecnológicas e Ambientais

Nossas atividades de exploração e produção de petróleo são reconhecidas mundialmente. Um dos motivos para esse reconhecimento é o uso de tecnologias de última geração que reduzem as emissões da nossa operação. Essas soluções, inclusive, colocaram a Petrobras entre as empresas com menos emissões proporcionais de gases de efeito estufa do mundo! Confira alguns dos prêmios que nós já recebemos ao longo do tempo:

Prêmios OTC

Veja os abaixo Prêmios OTC recebidos:

1992

Inovações desenvolvidas para
o Campo de Marlim

2001

Conjunto de soluções tecnológicas
para Roncador

2015

Tecnologias para desenvolver o
Pré-sal da Bacia de Santos

2021

Avanços tecnológicos no Campo
​​​​​​​de  Búzios

2024

Programa de Renovação da Bacia de Campos com Inovações tecnológicas para campos maduros

Além disso, na OTC Brasil Petrobras ganhou prêmio em 2019 pelo projeto de produção antecipada de Mero.

Na Margem Equatorial, vamos continuar a implementar soluções alinhadas com as melhores práticas de ASG (Ambiental, Social e Governança) e combinar inovação, eficiência e redução de pegada de carbono. Os nossos projetos de nova geração serão fundamentais para o processo de transição energética e vão viabilizar soluções com foco em sustentabilidade.
​​​​​​​

Os projetos disponibilizados para a Margem Equatorial fazem parte da Nova Geração de Soluções que combinam inovação e eficiência. Conheça algumas delas:

Temos expertise e tecnologia para atuar de norte a sul do Brasil

A nossa capacidade técnica e experiência de 70 anos nos habilitam a abrir novas fronteiras e lidar com a sensibilidade da Margem Equatorial. Nós temos todos os requisitos esperados para um projeto dessa magnitude: tecnologia de última geração, alto desempenho, criatividade e profissionais qualificados.

Do ponto de vista ambiental, nós estamos preparados para iniciar essa jornada seguindo todos os cuidados necessários para impactar o mínimo possível todas as características físicas, biológicas e sociais da Margem Equatorial. Além disso, estamos criando propostas que poderão possibilitar desenvolvimento para toda a região. O nosso projeto combina cuidado com o meio ambiente com possível avanço socioeconômico.

Projeto Aves Migratórias do Nordeste
Ambiental
A iniciativa atua no monitoramento e em ações de conservação de aves migratórias costeiras e residentes ao longo da rota do Atlântico Ocidental, com ênfase em cinco espécies mais ameaçadas de extinção do Brasil: maçarico-de-papo-vermelho, maçarico-de-costas-brancas, maçarico-rasteirinho, batuíra-bicuda e trinta-réis-róseo. O projeto concentra seus esforços ao longo da costa do Ceará e em parte da zona costeira do Rio Grande do Norte, em pelo menos 14 municípios costeiros.

O Aves Migratórias do Nordeste é desenvolvido pela Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos – AQUASIS, com patrocínio da Petrobras.
Mangues da Amazônia
Ambiental
Esse projeto tem o foco na recuperação e conservação de manguezais em Reservas Extrativistas Marinhas do estado do Pará. O Mangues da Amazônia vai conservar 30 hectares de mangues e recuperar outros 12 hectares com o plantio de 60 mil mudas. O trabalho contará com a participação das comunidades de Bragança, Augusto Corrêa e Tracuateua e vai beneficiar mais de 7,6 mil pessoas.

Esse projeto é realizado pelo Instituto Peabiru e Associação Sarambuí, com apoio do Laboratório de Ecologia de Manguezal da Universidade Federal do Pará (LAMA/UFPA) e patrocínio da Petrobras.
Floresta de Valor
Ambiental
O Floresta de Valor trabalha na valorização de produtos encontrados no interior da floresta e na geração de renda para mais de dois milhões de pessoas no Brasil. A iniciativa que beneficia povos e comunidades tradicionais do Pará, Mato Grosso e Rondônia, existe há mais de 20 anos e combina desenvolvimento social com conservação ambiental.

Esse projeto foi desenvolvido pelo Imaflora e conta com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Mobilizar e Agir*
Social
*Rede de proteção para infância e adolescência

O projeto Mobilizar e Agir atua em Manaus e no Oiapoque, é desenvolvido pelo Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (IACAS) e conta com o patrocínio da Petrobras.

O Mobilizar e Agir existe há dois anos e tem o objetivo de fortalecer a rede de proteção à criança e ao adolescente. As ações do projeto buscam:
 
  • Fortalecer os vínculos familiares e o protagonismo infanto-juvenil com acompanhamento psicossocial e oficinas em Manaus e em comunidades do Amazonas;
  • Coordenar políticas institucionais entre órgãos do Sistema de Garantia de Direitos, no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes;
  • Mobilizar a rede de proteção local através de Eventos com a participação da comunidade em geral.
Tradição e Futuro da Amazônia*
Social
*Indígenas Kayapós

O projeto Tradição e Futuro da Amazônia contribui para a gestão territorial e ambiental de cinco Terras Indígenas Kayapó no Pará e Mato Grosso. A iniciativa realiza ações de conservação da biodiversidade local de mais de 11 milhões de hectares da Amazônia e do Cerrado promovendo a manutenção da cobertura vegetal, do estoque de carbono, da biodiversidade e a valorização de conhecimentos do povo Mêbêngôkre.

Ele é realizado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e conta com o patrocínio da Petrobras.

Temos conhecimento para cuidar do meio ambiente e proteger a biodiversidade local

Já do ponto de vista das nossas operações, para fazer perfurações exploratórias na área, estamos conduzindo uma série de estudos para identificar possíveis impactos ambientais. Esses estudos estão disponíveis e podem ser acessados por qualquer pessoa no site do Ibama (ibama.gov.br). Vale dizer também que cada estudo pode receber contribuições da sociedade brasileira por meio dos procedimentos previstos no âmbito do licenciamento ambiental, especialmente nas audiências públicas.

Conheça o Estudo Ambiental feito para o bloco FZA-M- 059 e os respectivos projetos ambientais previstos no licenciamento junto ao IBAMA. Nossa forma de atuação estimula o envolvimento e a participação de técnicos, acadêmicos e outros estudiosos na construção de conhecimento sobre esse bioma.

Outra frente que estamos desenvolvendo são as medidas de mitigação, controle e monitoramento dos impactos de nossas atividades. Temos projetos para monitorar e atender à fauna, gerenciar resíduos, acompanhar e controlar efluentes. Também contamos com ações de comunicação social e de educação ambiental dos nossos profissionais, ações de proteção da biodiversidade, entre outras.

Em caso de emergências, estamos preparados para uma resposta rápida: contamos com uma estrutura com equipamentos de última geração para o controle do poço e a coleta do óleo. Além disso, temos embarcações especializadas, barreiras oceânicas para contenção e coleta do óleo e equipes treinadas para lidar com essas situações. Já os simulados são realizados regularmente para testar a nossa estrutura de resposta e continuar aperfeiçoando os nossos processos.

 

Licenciamento Ambiental

Como garantimos a segurança da operação

  • Acompanhamento operacional 24 horas local (no poço) e remoto (na sede da Petrobras)
  • Execução periódica de inspeções planejadas de sistemas e equipamentos
  • Implementação de programas de manutenção preventiva e corretiva
  • Capacitação técnica e realização de treinamentos
  • Registro e investigação de acidentes
  • Realização de vistorias e auditorias

Veja como a nossa energia vai atuar na Margem Equatorial

Produção de energia com menos emissões

  • Temos como visão ser a melhor empresa de energia na geração de valor, com foco em óleo e gás, segurança, sustentabilidade, respeito às pessoas e ao meio ambiente;
  • Mesmo nas projeções mais aderentes ao Acordo de Paris, a matriz energética mundial ainda apresentará demanda significativa por petróleo e gás nas próximas décadas;
  • Estamos atentos à transição energética e trazemos, para nossos projetos, todos os preceitos ESG;
  • Temos ações efetivas para minimizar nossas emissões.

Cuidamos das pessoas e do meio ambiente

  • A nossa política de Responsabilidade Social tem o compromisso de fornecer energia respeitando os Direitos Humanos e o meio ambiente. Dentro disso, buscamos também desenvolver relações com as comunidades onde nós atuamos e superar desafios de sustentabilidade, como a transição de baixo carbono.
  • Além disso, apoiamos iniciativas que contribuem para o alcance dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que integram a Agenda 2030, visando combater a pobreza e a desigualdade, assegurar o respeito aos direitos humanos, promover a preservação do meio ambiente e combater as mudanças climáticas.

Transição Energética

  • Ao mesmo tempo que precisamos atender a demanda da sociedade, temos o desafio de intensificar o investimento em energias renováveis. Por isso, de um lado, vamos aumentar o esforço em exploração e produção de novas fronteiras, como a Margem Equatorial, e trabalhar em novos projetos no pré-sal e re-exploração de bacias produtoras. Isso é importante porque o petróleo que será consumido em 2050 ainda precisa ser descoberto.
  • Do outro, vamos usar nossa experiência para desenvolver bioprodutos e buscar novas fronteiras de energia renovável para diversificar nossas operações. O objetivo é ser uma empresa integrada de energia e liderar a jornada rumo à transição energética.

Faça uma busca:

Sugestões de busca

Link do botão
Ícone do botão Exibir mais resultados
Ícone de carregamento

Mais pesquisados

Preço dos combustíveis

Pré-Sal

Time Petrobras





Canais

Idioma

Acessibilidade

Escolha um Canal:

Acessibilidade

Alto-Contraste

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Idioma:

Selecione um idioma: