Link de exemplo
Ícone do botão Button Label
Ícone de carregamento

Complexo de Energias Boaventura

Informações Gerais

Em sintonia com nossa atual estratégia, o município de Itaboraí, na região metropolitana do Rio de Janeiro, conta agora com o Complexo de Energias Boaventura, uma unidade voltada para diversificação energética e para a sustentabilidade.

No terceiro trimestre de 2024, o Complexo de Energias Boaventura iniciará as suas operações com o processamento de gás natural bruto, contribuindo de maneira significativa para o aumento da oferta de gás natural e de GLP para o Estado do Rio de Janeiro.

As Unidades de Processamento de Gás Natural (UPGNs) instaladas no Boaventura têm capacidade para processar 21 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

O Complexo contará também com unidades para produção de combustíveis com baixo teor de enxofre e lubrificantes de grupo II e suas unidades auxiliares. A fase de construção e montagem destas unidades será iniciada em 2025, estando os processos de licitação em andamento.

Com foco na sustentabilidade, foi firmado um contrato entre a Petrobras e a empresa Águas do Rio, o Complexo de Energias Boaventura terá apenas água de reuso em seus processos, contribuindo para a melhoria do saneamento básico para a população e, consequentemente, para a redução dos despejos na Baia de Guanabara.

A estimativa é de que os projetos futuros do Complexo Boaventura gerem, durante as obras, mais de 10 mil postos de trabalho diretos no Leste Fluminense, região onde está inserido.​​​​​​​

Mapa do Complexo e Visão de Futuro

Veja, no mapa abaixo, o projeto completo do Complexo de Energias Boaventura.
Imagem do Card

Parque Termelétrico

O Parque Termelétrico composto pelas UTE I (capacidade de 1.200 MW) e UTE II (capacidade de 600 MW) tem a finalidade de gerar energia elétrica tendo como combustível o gás natural (GN) proveniente da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) Rota 3, por meio de uma planta de Ciclo Combinado que utiliza turbinas a gás e a vapor.

O Projeto contará com os sistemas de conexões elétricas dedicadas aos projetos das UTEs I e II, respectivamente, com a finalidade de elevar a tensão que sairá das usinas para níveis de transmissão (transporte econômico de energia) e será composto por um módulo de conexão de transformador e um módulo de entrada da linha de transmissão.  

O Parque Termelétrico terá uma Linha de Transmissão (LT) de 345 kV em circuito simples, com extensão de cerca de 10 km, e aproximadamente 25 torres, que conectarão a Subestação UTE II à Subestação existente SE-5140, localizada dentro do Complexo de Energias Boaventura. Esta Subestação, SE-5140, será adequada para a construção de uma nova entrada para a LT 345 kV.

A Audiência Pública para licenciamento desse empreendimento já foi realizada dia 14 de agosto de  2024, no Clube Vera Gol Esporte e Lazer em Outeiro das Pedras em Itaboraí e pode ser assistida em nosso canal no Youtube.

Os documentos da Audiência Pública (EIA, RIMA e Publicação no Diário Oficial) podem ser acessados em nosso Portal da Transparência.
 
Boletins
Boletins
Relatórios
Edições
Audiência Pública
Confira as informações sobre a Audiência Pública em nosso Portal da Transparência.

Faça uma busca:

Sugestões de busca

Link do botão
Ícone do botão Exibir mais resultados
Ícone de carregamento

Mais pesquisados

Preço dos combustíveis

Pré-Sal

Time Petrobras





Canais

Idioma

Acessibilidade

Escolha um Canal:

Acessibilidade

Alto-Contraste

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Idioma:

Selecione um idioma: