Uma marca forte se constrói com muita colaboração
A nossa marca nos fez ser conhecidos no mundo todo. Por isso, quem precisar ter acesso a ela, deve seguir direcionamentos bem definidos. Confira!
A marca Petrobras
Nossa marca é muito mais que a nossa logo. É uma construção coletiva. Um conceito que existe na cabeça das pessoas sobre o que a Petrobras representa para elas. Temos orgulho de ter uma história de conquistas e superações que posicionou a marca Petrobras em 8º lugar no ranking Brandz Marcas Mais Valiosas do Brasil 2021/22, com valor de US$ 2,639 bilhões. Esses aspectos estratégicos e conceituais da nossa marca estão definidos no nosso manual de posicionamento, que define, a partir do nosso propósito, os nossos valores, a nossa visão e a nossa estratégia de negócios, de forma como queremos ser percebidos pelos nossos diversos públicos.
Para fazer download do manual de posicionamento, você precisa ter acesso ao acervo de conteúdos da marca Petrobras.
Você já deve ter visto o verde e amarelo da nossa logo por aí: em postos de combustível, aeroportos, na fachada dos nossos prédios, em eventos e projetos que patrocinamos, em campanhas na televisão ou nas nossas redes sociais. Nossa logo é a principal materialização gráfica da nossa marca e simboliza nossa empresa em todos esses espaços. Ela é o resultado de estudos rigorosos de branding e comunicação visual, realizados por profissionais de estratégia, marketing e design.
Fazer download da logo e regras de aplicação
Mas nem sempre fomos verde e amarelos. Conheça a seguir um pouco da história da nossa marca.
História da nossa marca
A primeira marca institucional da companhia foi criada em 1958. Com a palavra Petrobras ainda com acento, tinha formas e cores que correspondiam aos anseios nacionalistas da época. De lá para cá, a marca sofreu modificações, à medida que a companhia crescia e ganhava mercado no Brasil e no exterior.
A primeira marca institucional era composta por um losango amarelo, de contorno verde, com a palavra Petrobrás (ainda com acento) em azul inserida no seu interior. A forma e as cores utilizadas procuravam corresponder aos anseios nacionalistas da época, relacionando a marca da companhia às cores e formas da bandeira nacional. Esta primeira concepção começou a ser usada em julho de 1958.
Nossa primeira Marca, criada por Luiz Pepe, usada de 1958 a 1972
Com a evolução da linguagem gráfica, a marca da Petrobras desatualizou-se em comparação com outras marcas, que apresentavam um desenho mais moderno. Ao mesmo tempo, a companhia cresceu, expandiu suas atividades, criou subsidiárias, transformou-se na maior empresa do país. O logotipo passou a ficar inadequado à nova fisionomia da empresa, cada vez mais complexa e diversificada, gerando uma tendência à fragmentação da imagem, pela implantação de marcas e símbolos individuais e pela falta de unidade visual entre a controladora e as subsidiárias.
Em outubro de 1972, foi aprovada uma nova marca. Todas as empresas do Sistema Petrobras passaram a utilizar essa nova identificação, alcançando-se a pretendida integração visual.
O manual dessa marca trazia a seguinte explicação sobre seu desenvolvimento, comparando-a com a marca anterior: "Desvincula-se o logotipo da marca, considerada a premissa de que o mesmo se encontrava por ela enclausurado. Busca-se um tipo de letra representativo. A Helvetica, de desenho científico e boa qualidade ótica, é escolhida".
E prossegue: "Analisa-se o losango, desmontando-o em seus elementos básicos. Obtém-se uma espécie de V de ângulo variável, empregado desde a Antiguidade grega e egípcia como símbolo de propriedade e hierarquia, agora adotado universalmente. Atualiza-se o V, aumentando-lhe a espessura. Montam-se dois Vs, obtendo-se uma forma simples, clara e forte, de nítidos contrastes".
Essa marca ficou conhecida como hexágono-losango e foi utilizada durante 22 anos em tanques, navios, veículos, uniformes, publicações, correspondência – enfim, em todos os elementos associados ao dia a dia da Petrobras e de suas subsidiárias.
A marca foi reformulada por Aloisio Magalhães e usada de 1972 a 1993
Enquanto a Petrobras utilizava a marca hexágono-losango, a Petrobras Distribuidora começava a usar, em seus negócios, a marca Petrobras com um "BR" em destaque - uma linha sobre os caracteres "BR" presentes na própria palavra Petrobras. Esse logotipo foi desenvolvido no início da década de 70 pelo designer Aloísio Magalhães. Além do logotipo, ele criou também uma forma de utilizar o BR como um símbolo, a fim de estabelecer uma identidade visual atraente para os postos de serviço e para os produtos comercializados pela Petrobras Distribuidora.
O símbolo BR passou a ser uma representação que se difundiu amplamente a partir do crescimento da Petrobras no mercado de distribuição de derivados de petróleo. A marca tornou-se visível para o público consumidor, principalmente nos postos de serviço instalados nas principais vias de todas as cidades brasileiras.
Desde então, o símbolo BR passou por pequenas variações, como troca de cores e posição de alguns elementos. Em 1982, pelas mãos do designer Rafael Rodrigues, o símbolo recebeu um amplo redesenho, tornando-se o símbolo conhecido até os dias atuais.
Enquanto a Petrobras utilizava a marca hexágono-losango, a Petrobras Distribuidora começava a usar, em seus negócios, a marca Petrobras com um "BR" em destaque - uma linha sobre os caracteres "BR" presentes na própria palavra Petrobras. Esse logotipo foi desenvolvido no início da década de 70 pelo designer Aloísio Magalhães. Além do logotipo, ele criou também uma forma de utilizar o BR como um símbolo, a fim de estabelecer uma identidade visual atraente para os postos de serviço e para os produtos comercializados pela Petrobras Distribuidora.
O símbolo BR passou a ser uma representação que se difundiu amplamente a partir do crescimento da Petrobras no mercado de distribuição de derivados de petróleo. A marca tornou-se visível para o público consumidor, principalmente nos postos de serviço instalados nas principais vias de todas as cidades brasileiras.
Desde então, o símbolo BR passou por pequenas variações, como troca de cores e posição de alguns elementos. Em 1982, pelas mãos do designer Rafael Rodrigues, o símbolo recebeu um amplo redesenho, tornando-se o símbolo conhecido até os dias atuais.
Nossa marca atual, desenhada por Décio Pignatari, em 1993 e utilizada até hoje.
No início, a rede de postos manteve os dois símbolos: o BR nas bandeiras dos postos e o hexágono-losango em uma placa, ao lado da marca Petrobras. Mais tarde, o BR tornou-se conhecido e ganhou prestígio junto ao público. Isto fez com que o hexágono-losango deixasse de ser utilizado nos postos de serviço, passando a fazer parte da comunicação institucional do Sistema Petrobras, enquanto o BR firmava-se como símbolo voltado às atividades comerciais da companhia.
Esta decisão acabou gerando um problema, já que o público começou a dissociar a imagem da Petrobras Distribuidora da imagem da holding. O fato é que o uso de símbolos diferentes enfraquece o conceito de companhia integrada de petróleo, objetivo da Petrobras. Com um símbolo distinto, a Distribuidora era percebida apenas como uma subsidiária e não como parte essencial do Sistema Petrobras. Os postos e a Distribuidora passaram a ser chamados apenas de BR, afastando-se da marca Petrobras na mente dos consumidores.
A unificação das marcas da Petrobras e da Distribuidora ocorreu em 1994. O hexágono-losango foi abandonado e o símbolo BR assumiu seu lugar, sanando essa separação, ao mesmo tempo em que atendia aos objetivos do planejamento estratégico da empresa, no que diz respeito a aspectos ligados à identidade visual: fortalecer a imagem do Sistema Petrobras e preservar a condição de empresa integrada.
O Sistema de Identidade é nossa ferramenta para dar unidade e personalidade à comunicação da Petrobras. Ele é composto por três dimensões: identidade visual, identidade verbal e identidade sonora. São centenas de possibilidades e combinações que permitem a construção de uma percepção única, de uma experiência diferenciada. É a forma como a marca se apresenta
Nossa identidade visual é composta por:
Junto a esses elementos de identidade visual, temos ainda diretrizes de identidade verbal e identidade sonora, que, utilizados em conjuntos, irão conferir personalidade às nossas peças e criar coerência no nosso discurso.
Nos manuais de identidade corporativa, você encontra em detalhes todas as orientações de aplicação da identidade visual, verbal e sonora.
Para fazer download dos manuais de identidade, você precisa ter acesso ao acervo de conteúdos da marca Petrobras.
Além de orientações para peças de comunicação, temos ainda documentos que trazem padronizações para:
Projetos patrocinados.
Materiais institucionais (papelaria, crachás, modelos de apresentação, etc).
Eventos (estandes e quiosques).
Sinalização de ambientes administrativos, industriais e marítimos*.
Projetos de ambientação*.
Vestuário para representantes da marca*.
*Para fazer download, acesse o acervo de conteúdos da marca Petrobras
Também temos regras específicas para aplicação de outras marcas de produtos, serviços, e programas de propriedade da Petrobras, como Grid, Podium, Premmia, BR Aviation, entre outras.
Para fazer download das marcas e dos manuais, acesse o nosso acervo:
Vai utilizar nossa marca? Precisa criar layouts com a nossa identidade visual? Quer baixar nossas trilhas sonoras? Orientações sobre sinalização e ambientação? Acesse o acervo para encontrar manuais, regras de aplicação e arquivos necessários para desenvolver peças de comunicação adequadas ao posicionamento e à identidade da Marca Petrobras.
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