Transparência é fundamental

Nossa Ouvidoria-Geral faz parte do sistema de integridade da Petrobras, contribuindo para o diálogo franco com a sociedade e para uma empresa mais justa, com um ambiente de segurança e confiança. Todas as manifestações são tratadas com autonomia, isenção, ética e confidencialidade.

Atendimentos Presenciais

Atendimentos presenciais na Ouvidoria podem ser agendados pelo telefone 0800 2828280.

Sobre a Ouvidoria-Geral

Saiba o que é a Ouvidoria, conheça outros canais onde você pode obter informações, quem é o nosso Ouvidor-Geral e nossos principais números e balanços.

O que é  a Ouvidoria

Atendimento

Ouvidor-Geral

Números e Balanços

Sobre a Ouvidoria-Geral

Criada em 2002 como assessoria da Presidência, em 2005 foi vinculada ao Conselho de Administração e incluída na estrutura organizacional da companhia.  Canal direto com a sociedade e instância para a defesa de direitos, a Ouvidoria recebe as denúncias, reclamações, solicitações de informações, sugestões e elogios dos diversos públicos da Petrobras e suas controladas, monitorando e acompanhando as providências adotadas. Nossos canais conferem ampla acessibilidade aos públicos interno e externo da Petrobras, independentemente de sexo, gênero, raça, cor, etnia, religião, ideologia, orientação sexual, condição econômica, social e cultural.
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A Ouvidoria é uma das estruturas de integridade da Petrobras. Assim, faz a gestão do canal de denúncia da companhia desde 2005, inicialmente para atendimento à Lei Sarbanes-Oxley. Em 2012, foi designada para efetivar a Lei de Acesso à Informação e monitorar o seu cumprimento na Petrobras. A área também é responsável por receber as demandas relativas à Lei Geral de Proteção de Dados, as consultas e pedidos de autorização em atendimento à Lei de Conflito de Interesses e pelo registro dos Processos Administrativos de Responsabilização previstos pela Lei Anticorrupção.
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​​​​​​​Atuamos com autonomia, isenção e imparcialidade para cultivar diálogos francos e transparentes com todas as partes interessadas da Petrobras, reportando os tratamentos e providências à direção superior da companhia. Conferimos sigilo e confidencialidade às denúncias de ilegalidades ou irregularidades, repudiando qualquer forma de retaliação aos denunciantes.​​​​​​​ ​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Todas as informações relacionadas às denúncias são abertas apenas e tão somente na base do estritamente necessário às investigações e providências corporativas.

Quando procurar a Ouvidoria-Geral

A Ouvidoria –Geral recebe qualquer manifestação relacionada a atuação da Petrobras, resolvendo eventuais divergências na esfera administrativa, tais como:  
  • Gestão abusiva, ofensa e discriminação
  • Favorecimento e irregularidades em processos de contratação e execução contratual
  • Incidentes de segurança corporativa referentes a segurança nas instalações, roubo e furto.
  • Irregularidades ligadas à Gestão de Pessoas
  • Saúde, Normas e Procedimentos e Segurança Operacional

Conheça outros canais

Negócios
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O nosso compromisso com a privacidade visa garantir a proteção dos dados pessoais e segurança das informações, em conformidade com as legislações vigentes. Para conhecer como tratamos as informações e dados pessoais de nossos públicos acesse nosso Aviso de Privacidade.

Contratos
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O Ouvidor-Geral

O Ouvidor-Geral da Petrobras é designado pelo nosso Conselho de Administração para um mandato de três anos, que admite uma única recondução ao cargo, por igual período. Desde 2012, a partir da vigência da Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação – LAI), o titular da Ouvidoria-Geral atua como autoridade responsável pelo monitoramento desta lei no âmbito da Petrobras.​​​​​       ​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​                ​​​​​​​
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Cristina Bueno Camatta é graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e possui MBA em Regulação do Setor Elétrico, pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Servidora Pública Federal, exerceu o cargo de delegada de Polícia Federal, desde 2003. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público. Atualmente, estava cedida para o Ministério de Minas e Energia e, atuou como conselheira fiscal da Petrobras, desde abril de 2023.
 
Os compromissos públicos do Ouvidor Geral da Petrobras estão publicados na agenda de autoridades do Portal da Transparência.

Números recentes e balanços

Ao receber as manifestações e encaminhá-las às áreas da companhia para tratamento, a Ouvidoria-Geral colabora com a detecção e a correção de eventuais distorções ou não-conformidades. Conheça nossos números mais recentes de manifestações que recebemos.

​​​​​​​​​​​​Manifestações protocoladas:
Tabela de Informações
Tipo Setembro 2025 Acumulado 2025
Demandas 572 5.369
Demandas LAI 491 2.700
Denúncias 332 2.953

Balanços

Veja abaixo os Balanços Anuais da nossa Ouvidoria-Geral

Outros documentos

Outros documentos da Ouvidoria-Geral