Nossas práticas trabalhistas

Acreditamos e defendemos as boas práticas de relações trabalhistas, obedecendo à legislação brasileira e às convenções internacionais do trabalho. Isso inclui o repúdio ao trabalho infantil, ao trabalho escravo e degradante em toda a nossa cadeia produtiva, conforme os compromissos da nossa Política de Responsabilidade Social.

A Nossa Política de Recursos Humanos possui as premissas e as diretrizes que norteiam as relações e as práticas trabalhistas e são desdobradas em toda a Companhia.

Nosso Código de Conduta Ética também orienta as nossas relações de trabalho, definindo os princípios éticos e as políticas de governança corporativa que norteiam as ações da Petrobras e seus compromissos de conduta, tanto institucionais quanto de seus empregados. Nesses documentos, são abordados também os mecanismos de governança da Companhia, com base no sentido ético da nossa missão, nossa visão e estratégias, contribuindo para aumentar a transparência e a confiança de todos os nossos públicos de interesse.

Cadeia de fornecedores

Estamos comprometidos com os mais altos padrões de integridade, responsabilidade social e ambiental e com a conduta ética. Por isso, exigimos a mesma postura de nossa cadeia de fornecedores, de acordo com nossas diretrizes de compliance.

Exemplo disso é a realização de lives mensais com o mercado fornecedor para que possamos disseminar práticas de conformidade, instruir quanto ao nosso modelo de negócios e procedimentos da contratação, além de compartilhar informações de projetos relevantes.

Um objetivo é que até 2028 70% dos fornecedores relevantes tenham inventário de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) publicado. Outras metas (até 2030) para todos os fornecedores relevantes são:

  • Treinamento em integridade e ou privacidade. 
  • Due diligence em direitos humanos.

Conheça mais sobre essa e mais iniciativas em nosso Relatório de Sustentabilidade de 2024.

Cuidado com as pessoas

Nossa gestão de pessoas busca atender às necessidades do negócio, com respeito e valorização das pessoas, por meio de processos que proporcionem seu desenvolvimento, desempenho e o bom clima organizacional, tendo como base os valores e os princípios éticos da Companhia e o reconhecimento.

Nesse contexto, o novo Plano de Negócios 2026-2030 visam no preparar para o futuro e fortalecer a companhia. Serão implementados com atenção total às pessoas, à segurança e com respeito ao meio ambiente, oferecendo às nossas empregadas e aos nossos empregados igualdade de oportunidades, respeitando as diferenças de gênero e a diversidade de culturas, conhecimentos e aptidões. Também é prioridade promovermos o trabalho com segurança, prevenindo riscos e incentivando estilos de vida mais saudáveis.

Dessa forma, um dos Valores Petrobras é o CUIDADO COM AS PESSOAS, cujo foco é cuidar das pessoas, promovendo diversidade, equidade, inclusão, saúde, bem-estar e segurança física e psicológica.

Em 2023, lançamos o Posicionamento Petrobras de Diversidade e Combate ao Assédio e à Discriminação no Ambiente de Trabalho, que expressa nosso compromisso de não tolerar nenhuma atitude de assédio ou discriminação. Nosso Plano de Negócios 2026-2030 fortalece esse compromisso. Até 2030, nossa meta é apurar denúncias de violência sexual com prazo médio de 60 dias.

Outro marco importante foi a publicação da Política de Diversidade, Equidade e Inclusão, aprovada pelo Conselho de Administração (CA) em 22/09/2023. A política visa reafirmar nossos princípios e diretrizes em relação ao tema diversidade, equidade e inclusão. Entre os principais avanços previstos estão a implementação de ações afirmativas voltadas para grupos sub-representados e o estabelecimento de metas e indicadores de diversidade, equidade e inclusão. Até 2026, o objetivo é ter ao menos 30% de mulheres em cargos de órgãos estatutários de indicação da companhia. Também almejamos que 26% de lideranças femininas e o mesmo percentual (26%) de pessoas negras na liderança. 

Outra meta é atingir ao 20% de pessoas autodeclaradas negras em cargos de órgãos estatuários de indicação da Petrobras nas participações societárias até 2028.

Como empresa estatal estamos sujeitos ao cumprimento da lei 15.177/2025 cuja exigência é de 30% de mulheres no conselho, com cota para negras ou com deficiência. A lei permite a implementação gradual. 

Fomos reconhecidos, pela Highy Commended Company, na categoria Diversidade e Inclusão.

Desenvolvimento do Capital Humano

De tempos em tempos, algumas questões referentes a recursos humanos — remuneração, benefícios e condições de trabalho, por exemplo — precisam ser revisitadas. A negociação leva à celebração de um novo acordo de trabalho (coletivo ou individual), com vigência que varia conforme o que for acordado entre as partes, observando o prazo máximo de 2 (dois) anos, de acordo com a legislação. Veja aqui os principais destaques de nosso Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) vigente.

As nossas práticas trabalhistas abrangem todos os empregados em todas as suas unidades (administrativas e operacionais). Seguem alguns destaques¹:

a) 100% dos empregados cobertos pelo ACT 2023-2025;
b) 100% dos empregados elegíveis receberam análise regular de desempenho em 2024 referente a 2023, representando 90,2% do total de empregados em 31 de dezembro de 2024;
c) 96,4% dos empregados participaram de ações de treinamento e desenvolvimento em 2024.


Visando à sustentabilidade do negócio e das boas práticas de nossas relações trabalhistas, buscamos desenvolver pessoas para o alcance das metas e a preservação da capacidade técnica única e de gestão da companhia, buscando também promover a diversidade, equidade e inclusão nos processos de atração, admissão e carreira, aumentando a inclusão de grupos sub-representados e a criação de um ambiente de trabalho inclusivo.

Destaques de Desenvolvimento do Capital Humano

Pesquisa de engajamento¹

91% dos empregados declararam sentir orgulho de trabalhar em nossa empresa na Pesquisa de Ambiência 2025. A companhia também foi a primeira brasileira no ranking de melhores empresas do mundo para se trabalhar da Forbes, conquista de 2025. Ainda somos top 3 na lista de melhores marcas empregadoras do Brasil segundo o Randstad Award 2025.

Nos orgulhamos de cultivar carreiras duradouras, o tempo médio de companhia é de 16,2 anos por empregado. Para manter a eficiência e engajamento, nossos programas de capacitação e desenvolvimento são contínuos.

Em 2023, a Petrobras aplicou, em parceria com o Great Place to Work, uma pesquisa de engajamento para todos os empregados e empregadas da companhia, fornecendo informações que ajudarão a melhorar nosso ambiente de trabalho.

Com mais de 17 mil respondentes, o que equivale a 44% de participação, a pesquisa foi voluntária e anônima. Os resultados são expressos em favorabilidade, ou seja, o percentual de respondentes que selecionaram as opções "Sempre é verdade" ou "Na maioria das vezes é verdade", excluindo-se as abstenções.

Os resultados aqui informados são expressos em termos da Visão da Área (percepção do empregado ou empregada de acordo com sua experiência na área/setor em que atua). 

O Índice de Confiança, que reúne o resultado geral de 60 itens, foi de 70% em termos de Visão de Área, e os principais itens que monitoram a satisfação no trabalho, propósito, felicidade e estresse são:

  • Satisfação no trabalho: Tenho orgulho de contar a outras pessoas que trabalham aqui. - Favorabilidade: 85%.
  • Objetivo: Meu trabalho tem um sentido especial. Para mim, não é só "mais um emprego". - Favorabilidade: 79%.
  • Felicidade: Com certeza, eu recomendaria minha empresa para amigos e família como um excelente lugar para trabalhar. - Favorabilidade: 80%.
  • Estresse: Este é um lugar psicológico e emocionalmente saudável para trabalhar. - Favorabilidade: 62%.

A Petrobras utilizou os resultados da pesquisa de engajamento como insumo para desdobrar seu plano estratégico nas ações de RH e, assim, promover um ambiente de trabalho melhor, mais saudável, mais diverso, inclusivo e produtivo.
¹ Petrobras Holding (Controladora)