Informações gerais
Localizada na região metropolitana de São Paulo, a Refinaria de Capuava (Recap) começou suas operações em 18 de dezembro de 1954. Atualmente, é responsável pela comercialização de cerca de 50% do volume de combustíveis (diesel S-10 e gasolina) consumido na região da Grande São Paulo. Pela facilidade de obtenção de matérias-primas na região, sua instalação em Mauá (Grande São Paulo) atraiu outras indústrias, formando o Polo Petroquímico do Grande ABC.
Endereço: Av. Alberto Soares Sampaio, 2122-A
Capuava - Mauá - SP
Telefone: (11) 3795-9000
Terminais aos quais se liga
A refinaria é ligada aos terminais de Barueri, Cubatão e São Caetano do Sul.
Breve história
A história da refinaria começou em 1947, por iniciativa particular liderada pelos irmãos Soares Sampaio. A Refinaria Exploração de Petróleo União S/A teria capacidade para processar 20 mil barris/dia.
Quase três décadas depois, em 3 de junho de 1974, incorporamos a unidade rebatizada como Refinaria de Capuava.
Hoje, ela tem capacidade para processar 10.000 metros cúbicos de petróleo diariamente, aproximadamente 62.5 mil barris de petróleo por dia.
Ligada aos terminais de Barueri, Cubatão e São Caetano do Sul, os produtos da Refinaria de Capuava abastecem o Polo Petroquímico do Grande ABC e parte da região metropolitana de São Paulo, o maior mercado consumidor da América do Sul.
Ela foi a primeira refinaria a instalar, em 1999, uma Unidade de Craqueamento Catalítico Fluido de Resíduo (URFCC). A característica principal dessa unidade é craquear frações pesadas do petróleo, mais especificamente o Resíduo Atmosférico (RAT), eliminando a unidade de vácuo e aumentando a produção de derivados com maior valor agregado, como gasolina e gás de cozinha (GLP). Hoje, 100% do petróleo processado é nacional, o que garante elevada rentabilidade à refinaria.
Características técnicas
Área Total: 3.7 milhões de metros quadrados.
Para sua produção, conta com as unidades de destilação atmosférica, URFCC, tratamento de água, geração de vapor, energia e ar comprimido.
Em 2012, foram implantadas as novas unidades de hidrotratamento de gasolina e óleo diesel, respectivamente HDS e HDT, e das unidades de apoio (UGH, URE, UTAA, UGN, Co-geração e Osmose). Estas novas unidades permitem a produção de gasolina e óleo diesel de acordo com as especificações da ANP.
Capacidade instalada
A refinaria tem capacidade para processar diariamente 10.000 metros cúbicos de petróleo, aproximadamente 62.5 mil barris de petróleo por dia.
Principais produtos
Gasolina e diesel baixo teor de enxofre (S-10), aguarrás, propeno, gás liquefeito de petróleo (GLP), óleos combustíveis e enxofre.
Mercados que atende
A refinaria abastece o Polo Petroquímico do Grande ABC e parte da região metropolitana de São Paulo.
Você pode se interessar por
Faça uma busca:
Sugestões de busca
Mais pesquisados
Preço dos combustíveis
Pré-Sal
Time Petrobras
Escolha um Canal:
Navegue nas Seções:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: