Biodiversidade: proteger e cuidar é um compromisso
Buscamos um desenvolvimento que combine sustentabilidade, inovação e proteção do patrimônio natural das regiões onde atuamos.
      Nossas operações buscam gerar valor para a companhia e as partes interessadas, com visão de longo prazo e compromisso com a vida e com o meio ambiente.
Buscamos um desenvolvimento que combine sustentabilidade, inovação e proteção do patrimônio natural das regiões onde atuamos, indo além do cumprimento das normas legais. Para isso, promovemos ações que respeitem e conservem os ecossistemas onde atuamos, com foco em evitar e minimizar impactos, potencializar a restauração, buscando alcançar ganhos líquidos em biodiversidade.
E como fazemos isso? Investindo em tecnologia, inovação, capacitação e gestão ambiental para assegurar que nossas atividades contribuam para o equilíbrio dos biomas e ecossistemas.
Confira mais as ações de nosso compromisso com a biodiversidade.
O que a Petrobras faz para conservar
o meio ambiente?
Temos um papel relevante em proteger a biodiversidade no Brasil, que é um país com muita variedade de espécies. Nossas ações ajudam a conservar e restaurar estes ecossistemas, e também a mitigar as mudanças no clima e a promover a sustentabilidade.
Para nós, a proteção da biodiversidade está diretamente relacionada à nossa responsabilidade socioambiental. Isso significa uma atuação ética e consciente, considerando os impactos que nossas atividades podem causar no meio ambiente e nas pessoas que dependem dele.
*Os Planos de Ação em Biodiversidade (PABs) tem o objetivo de implementar iniciativas para conservar ou melhorar a biodiversidade, identificando prioridades e ações tangíveis e mensuráveis.
Nossas contribuições para evitar a extinção de espécies ameaçadas
Você sabia que em 2021 o Ministério do Meio Ambiente listou mais de 1400 espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção? Estamos contribuindo para que esse número possa diminuir. É o caso da baleia-jubarte e do albatroz-de-sobrancelha , duas espécies monitoradas e protegidas por projetos apoiados por nós e que desde 2003 eram listadas como “vulneráveis” à extinção — ambas foram retiradas da lista em 2014, e agora recebem o status de “quase ameaçadas”.
Nossas ações em biodiversidade abrangem projetos voluntários e iniciativas associadas a licenciamento ambiental, projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. 
Nome científico: Sotalia guianensis
Atuamos por meio do Projeto de Monitoramento de Cetáceos na Bacia de Santos** e do Projeto Boto Cinza*
Nome científico: Trichechus manatus
Atuamos por meio do projeto Viva o Peixe-Boi Marinho* e do Projeto de Monitoramento de Praias**
Nome Científico: Panthera onca
Atuamos por meio do projeto Onde a Onça Bebe Água*
Nome Científico: Tapirus terrestris
Atuamos por meio do Projeto Guapiaçu*
Nome científico: Thalasseus maximus
Atuamos por meio do Projeto Aves Migratórias*
Nome científico: Limnodromus griseus
Atuamos por meio do Projeto Aves Migratórias*
Nome científico: Sphyrna lewin
Atuamos por meio do Projeto Rebimar*
Nome científico: Sphyrna zygaena
Atuamos por meio do Projeto Rebimar*
Nome científico: Epinephelus itajara
Atuamos por meio do Projeto Meros do Brasil*
Nome científico: Hippocampus erectus
Atuamos por meio do Projeto Cavalos Marinhos do RJ*
Nome científico: Mussismilia braziliensis
Atuamos por meio do Projeto Coral Vivo*
Nome científico: Mussismilia harttii
Atuamos por meio do Projeto Coral Vivo*
Nome científico: Eretmochelys imbricata
Atuamos por meio do Projeto Aruanã* + Monitoramento de Desovas de Tartarugas Marinhas**
Nome científico: Caretta caretta
Atuamos por meio do Projeto Aruanã* + Projeto de Monitoramento de Desovas de Tartarugas Marinhas**
Nome científico: Angustifolia (Bertol.) Kuntze
*Projetos de apoio voluntário
** Projetos de apoio via licenciamento ambiental
        --:--
        --:--
        --:--
        --:--
        --:--
        --:--
Como produzir energia e também cuidar da natureza
Acreditamos que com inovação energética, é possível conciliar excelência operacional com respeito à natureza. Atuamos de forma responsável na exploração de óleo e gás, adotando tecnologias de ponta para reduzir emissões e proteger a biodiversidade. Com compromisso ambiental e visão de longo prazo, transformamos desafios em oportunidades para alcançar uma transição energética justa para todos.
Veja algumas de nossas iniciativas:
                
                
                
                Vamos além do respeito à legislação que protege a biodiversidade onde atuamos no Brasil e no exterior e dos compromissos assumidos pelo país. Conheça algumas de nossas ações.
Ajudamos na conservação da biodiversidade por meio de projetos voluntários desenvolvidos em todo o Brasil, com iniciativas associadas ao licenciamento ambiental e projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Com Planos de Ação em Biodiversidade (PABs) em todas as nossas operações, idealizamos e implementamos iniciativas para conservar ecossistemas, proteger espécies e restaurar áreas degradadas. 
Mais informações: Relatório de Sustentabilidade
Alcançar ganhos em biodiversidade até 2030, com foco em florestas e oceanos. Para isso, foram estabelecidas as seguintes metas apresentadas no Compromisso ASG do nosso Plano Estratégico 2050 e Plano de Negócios 2025-2029:
Algumas iniciativas: Caracterização Regional de Bacias Sedimentares, Monitoramento de Praias, Monitoramento de Cetáceos, Monitoramento da Biota Marinha, Monitoramento de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, Monitoramento de Impactos de Plataformas e Embarcações sobre a Avifauna, Mapeamento de desovas de tartarugas marinhas, Censo de Avifauna, Monitoramento da qualidade da água, sedimentos e biota associada, Mapeamento da vegetação e áreas degradadas de manguezais, Mapeamento e quantificação do estoque de carbono dos manguezais, Caracterização Socioeconômica de Comunidades Tradicionais, Projeto de Educação Ambiental de Trabalhadores e Monitoramento da Paisagem Acústica Submarina.
Ao mesmo tempo em que ajudamos a preservar a biodiversidade brasileira, também investimos na exploração e produção de petróleo com menos emissões de carbono para garantir a segurança energética do país e viabilizar uma transição energética justa.
A verdade é que, apesar de decrescente, a demanda global de petróleo nas próximas décadas se mantém essencial em todos os cenários previstos pelo Acordo de Paris. Por isso, assumimos o desafio de repor reservas de petróleo e reduzir nossas emissões.
Faça uma busca:
Sugestões de busca
Mais pesquisados
Preço dos combustíveis
Pré-Sal
Time Petrobras
Navegue nas Seções:
Idioma:
Selecione um idioma:
Acessibilidade
Escolha um Canal: