Criada em 2002 como assessoria da Presidência, em 2005 foi vinculada ao Conselho de Administração e incluída na estrutura organizacional da companhia. Canal direto com a sociedade e instância para a defesa de direitos, a Ouvidoria recebe as denúncias, reclamações, solicitações de informações, sugestões e elogios dos diversos públicos da Petrobras e suas controladas, monitorando e acompanhando as providências adotadas. Nossos canais conferem ampla acessibilidade aos públicos interno e externo da Petrobras, independentemente de sexo, gênero, raça, cor, etnia, religião, ideologia, orientação sexual, condição econômica, social e cultural.
A Ouvidoria é uma das estruturas de integridade da Petrobras. Assim, faz a gestão do canal de denúncia da companhia desde 2005, inicialmente para atendimento à Lei Sarbanes-Oxley. Em 2012, foi designada para efetivar a Lei de Acesso à Informação e monitorar o seu cumprimento na Petrobras. A área também é responsável por receber as demandas relativas à Lei Geral de Proteção de Dados, as consultas e pedidos de autorização em atendimento à Lei de Conflito de Interesses e pelo registro dos Processos Administrativos de Responsabilização previstos pela Lei Anticorrupção.
Atuamos com autonomia, isenção e imparcialidade para cultivar diálogos francos e transparentes com todas as partes interessadas da Petrobras, reportando os tratamentos e providências à direção superior da companhia. Conferimos sigilo e confidencialidade às denúncias de ilegalidades ou irregularidades, repudiando qualquer forma de retaliação aos denunciantes. Todas as informações relacionadas às denúncias são abertas apenas e tão somente na base do estritamente necessário às investigações e providências corporativas.