Cabeçalho Conteúdo

logo

icon black search
Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar): Operações | Petrobras

Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar)

Legenda muito Grande
Abrir Mapa

 

Informações gerais

Localizada no município de Araucária, no Paraná, a refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar) é responsável por aproximadamente 12% da produção nacional de derivados de petróleo. Seus produtos atendem principalmente os mercados do Paraná, Santa Catarina, sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.

Endereço: Rodovia do Xisto, BR 476, km 16
Araucária - PR
CEP: 83707-440

Telefone: (41) 3641-2020

Terminais aos quais se liga

A refinaria é interligada a dois terminais marítimos e três oleodutos:
- Terminal marítimo de São Francisco do Sul (SC);
- Terminal marítimo de Paranaguá (PR);
- Ospar (Oleoduto Santa Catarina-Paraná);
- Olapa (Oleoduto Araucária-Paranaguá);
- Opasc (Oleoduto Paraná-Santa Catarina).

Ela também está interligada a sete bases de distribuição com sede em Araucária:
- Bases de distribuição de GLP (Utingas, NGB, SHV);
- Bases de distribuição de diesel e gasolina (Sadipe, Unibraspe, Pontuax e Idaza);
- Base de distribuição de diesel, gasolina, QAV e óleos combustíveis (Sindicom).

Breve história e principais características

As obras de construção da Repar tiveram início em 1973, sendo a refinaria inaugurada em 27 de maio de 1977. A capacidade de processamento era inicialmente de 20 mil m³/dia de petróleo. Ao longo dos anos, com a evolução dos mercados de combustíveis, foram implementados novos investimentos para ampliação de capacidade e aplicação de novas tecnologias, resultando na capacidade de refino de 33 mil m3/dia em 2013. Hoje a Repar é a maior indústria em porte no Sul do país e ocupa uma área de 10 milhões de metros quadrados.

A refinaria conta com unidades de destilação atmosférica e à vácuo, craqueamento catalítico, desasfaltação a propano, hidrotratamento de naftas, hidrotratamento de diesel e instáveis, coqueamento, reforma catalítica, fracionamento de solventes, propeno, hidrogenação de solventes, recuperação de enxofre e MTBE.  

Possui uma central de produção de energia capaz de gerar até 56 MW além de todo o vapor necessário ao processo de produção de combustíveis. Diversos sistemas auxiliares para tratamento de águas, produção de ar comprimido, e tratamento de efluentes. A tecnologia utilizada nas operações da Repar possibilita a redução do consumo de água e seu reuso, assim como uma gestão eficiente de resíduos.

A produção de derivados atende plenamente as exigências de qualidade e sustentabilidade ambiental dos mercados nacional e internacional.

Capacidade instalada

A capacidade instalada é de 33 mil m³/d ou 207.563 bbl/d.

Principais produtos

Diesel, gasolina, GLP, coque, asfalto, óleos combustíveis, QAV, propeno, óleos marítimos.

Mercados que atende

A refinaria destina 85% dos seus produtos para o abastecimento do Paraná, Santa Catarina, sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. O excedente da produção total é destinado para outras regiões do país ou exportado.

Plano de Segurança da Barragem do Rio Verde

Em conformidade com a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB- Lei federal 12.334/2010), a Política Estadual de Segurança de Barragens e a Portaria 46/2018 do Instituto Água e Terra no Estado do Paraná, realizamos inspeções de segurança regulares na Barragem do Rio Verde, que fornece água bruta para a Repar. O relatório da última inspeção, referente ao primeiro semestre de 2021, assim como Plano de Atendimento à Emergência (PAE) da Barragem do Rio Verde podem ser consultados aqui:

Plano de Atendimento à Emergência da Barragem do Rio Verde
Relatório de inspeção